Governo de Minas
 
Você está em: Página Inicial / Boletins

Boletim do Etanol -> Boletim Semanal do Etanol


Baixar versão em PDF

Boletim semanal do Etanol

09/08/2016

 

 De acordo com o Cepea (Centro de estudos avançados em Economia Aplicada – ESALQ/USP), apesar de uma maior produção de etanol em relação à safra anterior, os preços do etanol hidratado e do anidro têm se sustentado no estado de São Paulo nas últimas semanas.

Durante a última semana (01/08 à 05/08), o indicador Cepea/Esalq (estado de São Paulo) do hidratado registou uma ligeira alta de 0,8% frente à do período anterior acarretando a quarta semana consecutiva de elevação de preço. Seguindo o mesmo ritmo de alta, o etanol anidro, apesar de não ter gerado um volume grande de negociações, obteve um ganho de 0,7% em relação ao fechamento anterior e com isso acumulando a terceira semana de alta consecutiva. Essa constante elevação de preço tanto do hidratado quanto do anidro se deve principalmente pela priorização das usinas na produção do açúcar e também pela produção de cana-de-açúcar abaixo do esperado.

Além de causarem uma alta consecutiva no preço do etanol, segundo Tarcilo Rodrigues (corretora e consultoria Bioagência) esses entraves geraram uma janela de oportunidade para carregamentos provenientes dos EUA chegarem ao Brasil, principalmente no Nordeste, que não consegue produzir o suficiente para atender toda sua demanda. Rodrigues disse ainda que usinas do centro-sul do Brasil, onde a colheita de cana está no pico, tipicamente embarcam etanol para o Nordeste, contudo, a capacidade de tanques nos principais portos do Sul e Sudeste está atualmente ocupada por importações de diesel da Petrobras, atrapalhando os deslocamentos de etanol pela costa brasileira.

O preço médio do álcool hidratado no estado de São Paulo foi de R$ 1,5718/l (sem frete e ICMS) e o anidro foi de  R$ 1,7077/l (sem frete) segundo Cepea/Esalq.

 

 

 

 

 

 

Vítor Lopes de Assis, estagiário BIOENERGIA-UFV

 
Vila Gianetti 25. Campus Universitário – Viçosa, MG - Telefone: (31) 3899 2185
Skype:
centro.referencia.biodiesel - E-mail: contato@biomercado.com.br
© 2013 - BIOMERCADO - Centro de Referência da Cadeia
de Produção de Biocombustíveis Para Agricultura Familiar